A mídia russa citou uma fonte não identificada neste domingo, 6, para afirmar que a Ucrânia estava perto de construir uma arma nuclear "bomba suja" baseada em plutônio, embora a fonte não tenha citado nenhuma evidência.
O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a invasão da Ucrânia em 2 de fevereiro, com o objetivo de "desmilitarizar" e "desnazificar" seu vizinho pró-ocidental e impedir que Kiev se junte à OTAN.
O Ocidente, descartando esse raciocínio como um pretexto, respondeu com duras sanções a Moscou e pesadas forças militares e outras ajudas a Kiev.
As agências de notícias TASS, RIA e Interfax citaram "um representante de um órgão competente" na Rússia no domingo dizendo que a Ucrânia estava desenvolvendo armas nucleares na usina nuclear destruída de Chernobyl, que foi fechada em 2000.
O governo da Ucrânia disse que não tinha planos de voltar ao clube nuclear, tendo desistido de suas armas nucleares em 1994, após o desmembramento da União Soviética.
Pouco antes da invasão, Putin disse em um discurso cheio de queixas que a Ucrânia estava usando o know-how soviético para criar suas próprias armas nucleares, e que isso era equivalente a uma preparação para um ataque à Rússia. /Com informações da Reuters