'Rússia e criminosos não irão minar nossa segurança', diz Meloni

Premiê participou de uma cúpula de defesa na Finlândia

22 dez 2024 - 12h13
(atualizado às 12h15)

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, defendeu neste domingo (22) o compromisso de reforçar a proteção nas fronteiras externas para impedir que a Rússia ou qualquer outra "organização criminosa" prejudique a segurança do continente europeu.

    A chefe de governo italiana participou de uma reunião sobre segurança e defesa em Saariselka, na Finlândia. Além dela, a cúpula Norte-Sul também contou com a presença da alta representante da União Europeia para Política Externa, Kaja Kallas.

Publicidade

    "Temos que entender que a ameaça é muito maior do que imaginamos. Queremos defender as fronteiras externas e não queremos permitir que a Rússia ou organizações criminosas minem a nossa segurança", analisou a premiê.

    Meloni também evitou falar sobre o que vai acontecer depois de Donald Trump iniciar seu segundo mandato nos Estados Unidos.

    A política preferiu se concentrar "no que podemos fazer por nós mesmos".

    "Precisamos fortalecer a nossa segurança e de ferramentas, temos diferentes pontos de partida, então necessitamos nos encontrar no meio do caminho. Precisamos fazer mais, mas muito depende das ferramentas que pudermos colocar em cima da mesa", afirmou.

Publicidade

    Após o encontro na região da Lapônia, Meloni visitou o contingente militar italiano envolvido em uma missão do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que protege o espaço aéreo dos países balcânicos. A base aérea fica localizada em Siauliai, na Lituânia. .

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações