Rússia e Ucrânia aceitam suspender ataques contra redes elétricas

Informação foi confirmada pela Casa Branca em meio a negociações

25 mar 2025 - 13h03
(atualizado às 13h09)

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (25) que conseguiram fazer acordos separados com a Ucrânia e a Rússia para garantir a navegação segura no Mar Negro e implementar um cessar-fogo nos ataques contra instalações energéticas nos dois países.

    Em comunicado, a Casa Branca destacou que continuará trabalhando nas negociações entre os dois lados, em guerra há mais de três anos, para tentar alcançar uma paz sustentável e duradoura.

Publicidade

    "Os Estados Unidos reiteraram a ambos os lados a ordem do presidente Donald Trump de que as mortes em ambos os lados do conflito entre a Rússia e a Ucrânia devem cessar, como um passo necessário para chegar a um acordo de paz duradouro", acrescenta.

    Para esse fim, a nota reforça que o governo norte-americano "continuará a facilitar as negociações entre ambos os lados para chegar a uma resolução pacífica, consistente com os acordos feitos em Riad".

    As delegações de Estados Unidos e Ucrânia "concordaram em garantir a navegação segura, eliminar o uso da força e impedir o uso de embarcações comerciais para fins militares no Mar Negro", explica a Casa Branca.

    Além disso, vão "desenvolver medidas para implementar o acordo de Trump e do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para proibir ataques contra instalações energéticas russas e ucranianas".

Publicidade

    Segundo as autoridades, representantes da Rússia também concordaram na reunião na Arábia Saudita sobre os mesmos pontos compartilhados por Washington a Kiev. .

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações