O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que deixará a função a partir do próximo ano, realizou nesta quarta-feira (27) uma visita de despedida ao papa Francisco.
Nas redes sociais, Blinken declarou que se encontrou com o líder da Igreja Católica para "expressar gratidão por sua liderança global na proteção dos mais vulneráveis e na promoção da dignidade humana".
O americano também se reuniu com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as relações com os Estados e Organizações Internacionais do Vaticano.
"Me encontrei com o cardeal Parolin e o arcebispo Gallagher e reafirmei a estreita parceria entre os EUA e a Santa Sé na abordagem de algumas prioridades. Discutimos o Oriente Médio e o Sudão, o apoio à soberania da Ucrânia e a promoção da democracia na Venezuela", escreveu.
Blinken deixará o cargo após a entrada da nova gestão, que será liderada pelo republicano Donald Trump. O magnata nomeou o senador Marco Rubio como próximo secretário de Estado de Washington. .