Secretário-geral da ONU está "profundamente preocupado" com risco de Coreia do Norte retomar testes de armas

1 jan 2020 - 16h56

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, está "profundamente preocupado" que a Coreia do Norte tenha indicado que poderia retomar testes nucleares e balísticos, disse um porta-voz da ONU nesta quarta-feira.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, participa de uma coletiva de imprensa em Genebra, Suíça. 17/12/2019. REUTERS/Denis Balibouse
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, participa de uma coletiva de imprensa em Genebra, Suíça. 17/12/2019. REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters

"O secretário-geral torce muito para que os testes não sejam retomados, em linha com resoluções relevantes do Conselho de Segurança. A não-proliferação continua sendo um pilar fundamental da segurança nuclear global e precisa ser preservada", disse o porta-voz Stephane Dujarric em comunicado.

Publicidade

O líder norte-coreano Kim Jong Un afirmou esta semana que não havia mais motivos para que Pyongyang se mantivesse presa a uma moratória autodeclarada em testes de mísseis intercontinentais e bombas nucleares e que uma "nova arma estratégica" seria introduzida no futuro próximo.

"A abordagem diplomática é o único caminho para um paz sustentável", disse Dujarric.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações