Segurança é soberana em testes com vacina e interrupção não é incomum, diz OMS

9 set 2020 - 10h07

A segurança é soberana em testes clínicos com vacinas e suspensões temporárias não são incomuns para avaliar doenças inexplicáveis em um participante, disse a Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta quarta-feira sobre a pausa nos testes com a potencial vacina da AstraZeneca contra a Covid-19.

Seringa e frascos rotulados como de vacina para Covid-19 em foto de ilustração
10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic
Seringa e frascos rotulados como de vacina para Covid-19 em foto de ilustração 10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

A farmacêutica suspendeu os testes em todo o mundo com a vacina experimental depois de uma doença inexplicável em um participante, o que impactou as ações da companhia listadas em bolsa de valores, pois reduziu as perspectivas de que a vacina fosse disponibilizada antecipadamente.

Publicidade

"Estamos satisfeitos em ver os desenvolvedores de vacinas garantindo a integridade científica dos testes e cumprindo as orientações padrões e regras para o desenvolvimento de vacinas", disse a OMS em e-mail de resposta a um questionamento feito pela Reuters.

A OMS recomendou "aderência estrita aos protocolos de testes estabelecidos em todos os ensaios com vacinas para garantir a segurança dos voluntários e a eventual segurança e eficácia das vacinas", acrescentou a entidade.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações