O senador republicano que é o principal negociador do partido de oposição para um projeto de infraestrutura dos Estados Unidos disse neste domingo que espera um acordo ainda esta semana, apesar de haver indefinição sobre gastos com transporte público, e uma fonte democrata disse que várias outras questões ainda não foram resolvidas.
Os parlamentares esperam realizar uma votação no Senado já na segunda-feira para decidir se devem iniciar o debate sobre o plano bipartidário, enquanto os negociadores tentam acertar detalhes finais. As questões que prejudicaram o acordo incluem uma cláusula que visa aumentar os salários dos trabalhadores.
O projeto bipartidário negociado com o presidente Joe Biden e anunciado há mais de um mês prevê 1,2 trilhão de dólares em financiamento em infraestrutura ao longo de cinco anos, incluindo cerca de 579 bilhões de dólares em estradas, pontes, portos e outros projetos de obras públicas.
Os parlamentares e a Casa Branca vêm tentando diminuir as diferenças entre as partes.
"Avançamos em 90% do caminho até a aprovação", disse o senador republicano Rob Portman ao programa "This Week", da ABC, neste domingo, acrescentando que as negociações continuaram neste fim de semana e que a única questão pendente é o transporte público.