A situação da Covid-19 é "preocupante" em cerca de dez departamentos regionais da França, incluindo a área de Paris-Île de France, no entorno da capital, e o governo está pronto para adotar medidas adicionais para limitar as infecções, disse o porta-voz Gabriel Attal nesta quarta-feira.
"A situação está se deteriorando. E é uma fonte de preocupação em cerca de dez departamentos regionais. E algumas regiões exigem medidas rápidas e fortes", disse Attal aos repórteres após uma reunião do gabinete.
"Mostramos, em regiões como Moselle e Alpes Marítimos, que, quando a situação o exige, podemos agir rapidamente."
A região litorânea mediterrânea de Alpes Marítimos, nos arredores de Nice, anunciou na segunda-feira um lockdown parcial para as duas próximas semanas.
Attal reiterou que o governo está fazendo tudo que pode para evitar um novo lockdown nacional.
O ministro da Saúde, Olivier Verán, iria nesta quarta-feira ao porto de Dunkirk, no norte, para debater com autoridades locais medidas para limitar as infecções.
Ao contrário de alguns de seus vizinhos, a França resiste à adoção de um lockdown nacional para controlar variantes mais contagiosas, torcendo para que um toque de recolher em vigor desde 15 de dezembro consiga conter a pandemia.