Os sogros do primeiro-ministro da Escócia, Humza Yousaf, não conseguem deixar a Faixa de Gaza desde a escalada do conflito entre Israel e o Hamas no sábado, 7. Elizabeth e Maged El-Nakla foram ao território palestino para visitar parentes.
A esposa de Humza Yousaf, Nadia El-Nakla, desabafou sobre a situação em entrevista à BBC. Ela relatou que os pais 'sentem que vão morrer’ na cidade sitiada de Deir al-Balah, onde estão sem energia elétrica ou água. Eles “me dizem continuamente que sentem que vão morrer” contou Nadia. “Eles estão aterrorizados, completamente aterrorizados sobre o que está por vir e o que está acontecendo neste exato momento. Minha mãe diz que há bombardeios contínuos por terra, mar e ar", explicou.
Elizabeth e Maged El-Nakla, que vivem em Dundee, na Escócia, viajaram para Gaza na semana passada para visitar o filho e quatro netos, além da mãe de Maged, de 92 anos. Em vídeos compartilhados pela filha, Elizabeth relata a situação que vie em Gaza.
“Não temos eletricidade. Não temos água. A comida que temos, que é pouca, não vai durar porque não tem luz e vai estragar. Tenho quatro netos nesta casa. Um bebê de dois meses, um de quatro anos e, hoje, dois gêmeos de nove anos, que fazem aniversário. Peço ao mundo que ajude os palestinos", disse Elizabeth.