Suposta tumba de Alexandre, o Grande, tinha esgoto e ossadas

Sarcófago de granito negro foi encontrado na cidade de Alexandria, no Egito; cheiro insuportável atrapalhou os trabalhos

20 jul 2018 - 12h00

Após encontrarem um sarcófago gigante feito de granito negro durante uma escavação na cidade de Alexandria, no norte do Egito, arqueólogos tomaram a decisão de abri-lo para ver o que havia dentro. Em vez dos restos mortais de Alexandre, o Grande, ou alguma maldição dos faraós, os pesquisadores encontraram três esqueletos e muito esgoto.

Segundo post do Ministério de Antiguidades do Egito no Facebook, logo que os profissionais começaram a içar a gigante tampa do sarcófago, um cheiro pungente fez com que eles tivessem de se afastar para colocarem máscaras e outros equipamentos para se protegerem do forte odor. Quando abriram, havia esgoto, que entrou por alguma infiltração no caixão, e restos de três esqueletos.

Publicidade
Trabalhador ajuda no içamento do sarcófago
Trabalhador ajuda no içamento do sarcófago
Foto: Mohamed Abd El Ghany / Reuters

"Nós achamos os restos mortais de três pessoas no que parece ser uma tumba familiar. Infelizmente as múmias estavam em péssimas condições por conta da infiltração e só restaram os ossos", disse ShaabanAbdel Moneim, especialistas em múmias, no post. Os ossos serão encaminhados para estudo no Museu Nacional de Alexandria com a esperança que se determine a causa da morte e o período em que viveram.

Veja abaixo as imagens.

Veja também

Meninos resgatados rezam em templo após voltarem pra casa
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se