Neste sábado (18), um terremoto atingiu países como Argentina, Chile, Equador, México, Chile e Peru. No Equador, até o momento, 13 pessoas morreram. O terremoto no Peru teve menos intensidade (cerca de 4,5), e no México, de 3,3.
"Estamos realizando a avaliação dos impactos causados pelo terremoto. As instituições foram acionadas imediatamente e as equipes de contingência estão se mobilizando para oferecer todo o suporte aos afetados", disse o presidente do Equador, Guillermo Lasso, em seu perfil no Twitter. Ele pediu calma à população e, em seguida, fez um post do hospital onde os feridos estão sendo atendidos.
Visité el Hospital General del IESS-Machala para verificar personalmente el estado de salud de los ciudadanos afectados por el sismo. Todos han sido atendidos por el personal de salud y tendrán seguimiento para su recuperación. Ecuatorianos, no están solos. pic.twitter.com/Ywb1d0vPYW
— Guillermo Lasso (@LassoGuillermo) March 19, 2023
Segundo a CNN Brasil, há danos estruturais em edifícios em Cuenca, a terceira maior cidade do país. A cidade histórica está na lista de patrimônios mundiais da ONU. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, não há alerta de tsunami.