Jovens aventureiros enfrentam perigos de todo o tipo ao explorar prédios, túneis, usinas, minas e outros marcos abandonados da antiga União Soviética.
O vasto território da Rússia tem muitas instalações industriais abandonadas, além de monumentos como relógios e antigas torres onde eram colocadas estrelas vermelhas, símbolos dos tempos do regime comunista - um prato cheio para estes "exploradores urbanos", que gostam de fotografar suas façanhas.
"Estas fotos estão vivas, pois revelam a cidade de uma perspectiva completamente diferente, que poucos têm o privilégio de ver", disse Olena Zinchenko, que ajudou a organizar uma exposição destas fotos em Kiev em 2013.
1 de 10
Jovens aventureiros enfrentam perigos de todo o tipo ao explorar prédios, túneis, usinas, minas e outros marcos abandonados da antiga União Soviética. (Foto: Zorge-Richard.Livejournal.com)
Foto: BBC Mundo
2 de 10
O vasto território da Rússia tem muitas instalações industriais desocupadas e fora de uso. Mas Vadim Makhorov recebeu a missão de fotografar esta usina de energia ainda em funcionamento, no leste do país, a pedido dos donos da usina. Uma das fotos é esta, dentro de um grande encanamento de água. (Foto: Dedmaxopka.Livejournal.com)
Foto: BBC Mundo
3 de 10
Muitos dos exploradores urbanos são fotógrafos talentosos que capturam imagens impactantes. 'Quem precisa de palavras quando há estrelas no céu?', pergunta Vitaly Raskalov, que fez esta foto de Kirill Vselensky perto do topo de uma torre em Moscou que abriga uma estrela da era soviética. (Foto: Raskalov-Vit.Livejournal.com)
Foto: BBC Mundo
4 de 10
A imagem feita pelo fotógrafo conhecido como General Kosmosa mostra um explorador descansando na parte alta da Ponte Sul, em Kiev, sobre o rio Dniéper. Com 135 metros, é a mais alta da Ucrânia. Os riscos desta atividade são óbvios e já foi registrado pelo menos um caso de morte entre eles. (Foto: General-Kosmosa.Livejournal.com)
Foto: BBC Mundo
5 de 10
O explorador Kirill Vselensky sai de dentro de relógio, no topo do principal edifício da KGB em Minsk, Belarus. (Foto: Raskalov-Vit.Livejournal.com)
Foto: BBC Mundo
6 de 10
Segundo a lei russa, a invasão a uma propriedade privada pode ser punida com uma pequena multa. Mas entrar em edifícios abandonados e considerados sem segurança geralmente é considerado um delito mais grave. (Foto: Vanh1To.Livejournal.com)
Foto: BBC Mundo
7 de 10
'O que me atrai mais é o ambiente dos lugares perdidos', disse Sam Namos, que fez a foto de um explorador conhecido como Vanh1to, em cima de uma enorme antena parabólica. 'Há tanto o que aprender sobre o seu próprio país, tantos mistérios para descobrir', afirmou. (Foto: SamNamos.Livejournal.com)
Foto: BBC Mundo
8 de 10
'Algumas pessoas dizem que quem vê uma usina de energia já viu todas, mas não concordo', disse Vadim Makhorov. 'Fiz estas fotos em muitas usinas e consegui encontrar algo novo e interessante todas as vezes', acrescentou. (Foto: Dedmaxopka.Livejournal.com)
Foto: BBC Mundo
9 de 10
'A fotografia de exploração urbana mostra nossas cidades por dentro', disse Olena Zinchenko, que ajudou a organizar uma exposição em Kiev em 2013. 'Estas fotos estão vivas, pois revelam a cidade de uma perspectiva completamente diferente, que poucos têm o privilégio de ver'. Segundo a organizadora, a importãncia destas fotos está em mostrar a história da decadência industrial na antiga União Soviética. (Foto: Vanh1To.Livejournal.com)
Foto: BBC Mundo
10 de 10
'Este provavelmente é meu melhor achado, uma mina de gesso no leste da Ucrânia. Uma porta discreta levava a uma verdadeira cidade subterrânea, com ruas, sinais de trânsito e cavernas de 20 metros de altura', disse Yaroslav Segeda, outro fotógrafo e explorador urbano. (Foto: Zorge-Richard.Livejournal.com)