O teto de uma igreja construída em cima de uma antiga prisão que teria detido São Pedro antes de sua crucificação desabou nesta quinta-feira em Roma, sem relatos de feridos.
A igreja estava fechada ao público no momento do incidente e normalmente é aberta apenas para cerimônias de casamento, mas cães foram trazidos para farejar os escombros para garantir que ninguém tivesse sido soterrado, disse o Corpo de Bombeiros.
O telhado desabou sobre o chão de São José, o Carpinteiro, que foi construído em 1500 no topo da antiga prisão de Mamertino, onde dizem que o derrotado rei gaulês Vercingetorix e os santos Pedro e Paulo foram detidos.
Vigas de madeira e telhas de terracota viraram pilhas pelo piso, e uma pilastra que caiu no chão da igreja arqueou o teto de uma capela abaixo, disse o bombeiro Luigi Liolli pouco depois de inspecionar os danos.
A Itália tem procurado atrair investidores privados para renovar seus locais históricos, incluindo o Coliseu, já que a austeridade orçamentária reduziu os gastos necessários para manter o rico patrimônio histórico e artístico do país.
Nos últimos anos, vários muros desabaram na antiga cidade de Pompéia, que foi enterrada em cinzas vulcânicas há quase 2 mil anos. Pompéia, que foi parcialmente escavada por arqueólogos, é uma das atrações turísticas mais populares da Itália.