O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor novas tarifas alfandegárias contra a União Europeia se o bloco não corrigir supostos "desequilíbrios comerciais".
"Eles nos tratam muito, muito mal, então precisarão pagar taxas. Não dá para ter justiça sem fazer isso", declarou o republicano na noite da última terça-feira (21).
O objetivo de Trump é forçar a UE a comprar mais produtos americanos para reduzir o déficit na balança comercial com o bloco, que gira em torno de US$ 200 bilhões por ano.
"Precisamos nos preparar e saber como responder", disse a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, à margem do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, nesta quarta (22).
Já o comissário de Economia da UE, Valdis Dombrovskis, garantiu que a Europa está pronta para "defender seus interesses". "Os EUA são um importante parceiro estratégico, mas está claro que estamos prontos para defender nossos valores se for necessário", salientou.
Por sua vez, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse que é do interesse dos dois lados "promover relações comerciais estáveis, equilibradas e previsíveis", mas salientou que a UE deve reforçar os laços com outros parceiros, citando países como Brasil, África do Sul e Japão. .