O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que sua posse, prevista para segunda-feira, 20, acontecerá em um local fechado para proteger seus apoiadores do frio. O comunicado foi feito por meio do perfil dele, em sua rede social, a Truth Social, nesta sexta-feira, 17.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"É minha obrigação proteger o povo do nosso país, mas, antes mesmo de começarmos, temos que pensar na posse em si. A previsão do tempo para Washington, D.C., com o fator vento frio, pode levar as temperaturas a baixas recordes. Há uma explosão ártica varrendo o país", escreveu o Republicano.
A previsão para a capital americana no dia da posse de Trump é de apenas -4º C como máxima e de -13º C como mínima.
"São condições perigosas para as dezenas de milhares forças de segurança, socorristas, policiais e até cavalos, além das centenas de milhares de apoiadores que ficarão do lado de fora por muitas horas no dia 20 (em qualquer caso, se você decidir vir, vista-se bem!)", disse Trump.
O presidente eleito informou que o discurso de posse, assim como orações e outros discursos tradicionais da ocasião, será feito na Rotunda do Capitólio, ou seja, do lado de dentro do prédio. Ele aproveitou para mencionar que a medida já foi tomada anteriormente, em 1985, por Ronald Reagan, também por causa do frio.
O Republicano acrescentou que os convidados serão abrigados dentro do Capitólio. Trump deve se juntar aos apoiadores após o discurso na Arena Capital One, local por onde também deve passar no domingo, 19, véspera da posse.
"Todos os outros eventos permanecerão os mesmos, incluindo o Victory Rally na Capital One Arena, no domingo às 15h (as portas abrem às 13h — chegue cedo!) e todos os três Bailes de Posse na segunda-feira à noite. Todos estarão seguros, todos ficarão felizes e, juntos, faremos a América Grande Novamente", escreveu na Truth Social.