O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a dar vazão a seus anseios expansionistas e publicou nas redes sociais dois mapas que mostram o Canadá como parte do país.
As imagens foram veiculadas na própria plataforma do republicano, a Truth Social, e exibem os territórios canadense e americano unidos sob a legenda "Estados Unidos" e sob a bandeira dos EUA.
A provocação chega após Trump ter ameaçado usar a "força econômica" para tornar o Canadá o 51º estado do país, declaração rebatida pelo primeiro-ministro demissionário Justin Trudeau.
"Não há a menor chance de o Canadá se tornar parte dos Estados Unidos", garantiu o premiê no X.
Às vésperas de retornar à Casa Branca, Trump tem pautado a imprensa internacional com ameaças de teor imperialista nas últimas semanas: além do Canadá, o republicano já falou em anexar o Canal do Panamá e a Groenlândia, território da Dinamarca entre os oceanos Atlântico e Ártico. O presidente eleito também prometeu mudar o nome do Golfo do México para "Golfo da América".
O governo panamenho rebateu que a posse do canal que liga os oceanos Atlântico e Pacífico "não é negociável", enquanto as ameaças à Groenlândia provocaram reações na União Europeia, que tem a Dinamarca como Estado-membro.
"A Groenlândia é um território da UE, que não vai permitir que outras nações, independentemente de quais sejam, violem suas fronteiras soberanas", disse nesta quarta-feira (8) o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noel Barrot, à rádio France Inter. .