O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que as principais linhas de cruzeiros suspenderão viagens por 30 dias, após uma série de anúncios do setor em consequência da transmissão repetida de coronavírus entre passageiros no mar.
"A meu pedido, a partir da meia-noite de hoje, Carnival, Royal Caribbean, Norwegian e MSC concordaram em suspender os cruzeiros por 30 dias", disse Trump no Twitter.
"É uma indústria grande e importante - continuará desta forma!", acrescentou.
A Royal Caribbean Cruises informou mais cedo nesta sexta-feira que suspendeu seus cruzeiros nos Estados Unidos por 30 dias, uma hora depois que a Norwegian Cruise Line Holdings anunciou a suspensão de todas as suas viagens de cruzeiro até 11 de abril.
Ainda mais cedo, a Costa Cruises, unidade da Carnival Corp, com sede na Itália, interrompeu suas viagens até 3 de abril. A outra subsidiária da Carnival, Princess Cruises, suspendeu as partidas por dois meses na quinta-feira.
A unidade Princess Cruises está no centro das atenções depois que seus navios Diamond Princess e Grand Princess foram colocados em quarentena ao se tornarem focos de infecções por coronavírus.
A Norwegian, no entanto, disse que nenhum caso confirmado do vírus foi relatado em seus 28 navios.
A MSC Cruises cancelou cruzeiros de Miami até 30 de abril, além de outras viagens que partem de destinos fora dos Estados Unidos.
A Disney Cruise Line, da Walt Disney, e a Viking Line da Finlândia também interromperam temporariamente as operações, uma vez que a indústria global de cruzeiros está lidando com cancelamentos após surto do vírus.