O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, deveria estar preparado para fazer um acordo com o presidente russo, Vladimir Putin, para pôr fim à guerra de quase três anos na Ucrânia.
"Temos que fazer um acordo", afirmou Trump em uma coletiva de imprensa em seu clube Mar-a-Lago em Palm Beach, Flórida.
Trump disse que conversará com Putin e Zelenskiy sobre o fim da guerra na Ucrânia, dizendo que está preocupado com as imagens da carnificina do conflito.
"Isso tem que acabar", declarou Trump.
Trump não deu uma resposta direta quando perguntado se ele acredita que a Ucrânia deveria ceder território à Rússia como parte de um acordo negociado para acabar com a guerra.
Trump disse que grande parte do território em disputa foi reduzido a escombros e que levaria um século para se recuperar.
"Quero dizer, há cidades em que não há um prédio de pé, é um local de demolição", afirmou.
Ele também disse que lhe foram mostradas imagens de campos de batalha repletos de corpos que o lembraram de algumas das fotografias horríveis da Guerra Civil norte-americana de 1861-1865.
Trump disse que gostaria de dar um fim rápido à guerra, mas foi cauteloso quanto aos detalhes. Ele declarou à revista Time em uma entrevista publicada na semana passada que tinha um "plano muito bom" para ajudar, mas que se o revelasse agora "ele se tornaria um plano quase sem valor".