Donald Trump subiu ao palco nesta quarta-feira (06/11) e fez um discurso declarando vitória após projeções (acompanhe ao vivo a apuração) demonstrarem sua dianteira em Estados decisivos.
Com 9 Estados com contagem de votos ainda indefinida, Trump aparecia no momento do discurso com 266 delegados assegurados no colégio eleitoral, dos 270 necessários para ser eleito. A sua adversária, a democrata Kamala Harris, aparecia com 194 delegados assegurados.
Ao lado de seu vice, JD Vance, ele afirmou que vai inaugurar uma "era de ouro" nos Estados Unidos.
"Vamos ajudar nosso país a se curar. Vamos consertar nossas fronteiras, consertar tudo no nosso país. Fizemos história, superamos obstáculos. É uma vitória política que nosso país nunca viu antes."
O republicano afirmou que "temos um país que precisa de ajuda" e que vai "consertar a fronteira dos EUA".
Em referência à conquista da maioria de assentos no Senado e uma possível vitória na Câmara pelo Partido Republicano, Trump disse: "A América nos deu um mandato poderoso e sem precedentes."
Trump também mencionou de forma breve a tentativa de assassinato que sofreu em julho, quando foi atingido de raspão por uma bala em sua orelha durante um comício.
Ele disse à multidão que sua vida foi "salva por uma razão" - algo que já havia sugerido durante a campanha.
Trump afirmou ainda que trará "cada grama de espírito e luta" para a Casa Branca e que ser presidente dos Estados Unidos é o "trabalho mais importante do mundo".
Ele acrescentou que comandará seu governo com o lema: "Promessas feitas, promessas cumpridas".
Trump também agradeceu à sua família e chamou sua esposa Melania de primeira-dama. "Ela fez um ótimo trabalho", disse, acrescentando que ela "trabalha muito duro para ajudar as pessoas".
O republicano também parabenizou o homem que ele diz ser o próximo vice-presidente dos EUA: JD Vance.
Vance foi convidado a discursar e descreveu a campanha de Trump como o "maior retorno político de todos os tempos".
Aceno a Elon Musk
Em seu discurso, Trump ainda fez menção ao bilionário Elon Musk, que se tornou um de seus principais aliados e cabos eleitorais durante a campanha — e que possivelmente terá algum papel no governo Trump caso a vitória republicana seja confirmada.
Musk chegou a sortear US$ 1 milhão por dia de seu dinheiro para eleitores registrados no Estado da Pensilvânia até o dia da eleição.
Trump descreveu o dono da rede social X como uma "nova estrela" do Partido Republicano e como um "cara maravilhoso".
Vitória na Pensilvânia
Após a confirmação do resultado na Pensilvânia, Trump ficou a um passo de reconquistar a Casa Branca.
O Estado que deu vitória para Joe Biden em 2020 dá ao vencedor 19 votos no Colégio Eleitoral e era considerado chave para a vitória.