O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu impor uma sobretaxa alfandegária de 25% sobre todos os automóveis importados da União Europeia.
A declaração foi dada na última terça-feira (21), durante um comício na Virgínia Ocidental, e chega pouco depois de uma entrevista do secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, na qual ele anunciou o adiamento da publicação de um relatório sobre as tarifas no setor automotivo.
"Colocaremos uma taxa de 25% sobre todos os carros que chegarem nos EUA a partir da União Europeia", declarou Trump, ignorando as negociações em curso com Bruxelas.
Há cerca de um mês, o republicano havia recebido na Casa Branca o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e anunciado um compromisso para zerar as tarifas sobre bens industriais entre os dois lados.
"Hoje é um grande dia: com Juncker, lançamos uma nova fase nas relações entre Estados Unidos e União Europeia", dissera o norte-americano na ocasião. A UE já indicou que criará US$ 20 bilhões em novas tarifas caso seus automóveis sejam sobretaxados, o que abriria uma nova frente na guerra comercial deflagrada por Trump, após a disputa em curso com a China.
O objetivo do presidente dos Estados Unidos é reduzir o déficit comercial em relação à União Europeia, hoje na casa dos US$ 100 bilhões.