Donald Trump, de 78 anos, tomou posse nesta segunda-feira, 20, como o 47º presidente dos Estados Unidos, sucedendo ao democrata Joe Biden. A celebração do início do mandato do republicano levou centenas de apoiadores, políticos, embaixadores, líderes estrangeiros, celebridades e empresários norte-americanos ao Capitólio, sede do poder Legislativo, em Washington, DC.
Ao lado do vice-presidente eleito, JD Vance, Trump fez o juramento para o cargo perante o chefe da Suprema Corte, John Roberts, ao meio-dia (horário de Washington, D.C., 14h em Brasília). Após a posse, o presidente fez seu discurso inaugural, demonstrando sua visão para o futuro do país. A fala do presidente foi feita no mesmo tom que marcou sua campanha eleitoral.
Na presença de quatro de seus antecessores -- Joe Biden, Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton -- Trump disse que a era de ouro dos Estados Unidos começa agora.
"A partir deste dia nosso país florescerá e será respeitado por todo mundo. Seremos invejados por todo mundo e não permitiremos que ninguém se aproveite da gente", disse Trump.
O republicano também falou em restauração da América. “Colocarei a América em primeiro lugar. Nossa soberania será recuperada, nossa segurança, as balanças da justiça equilibrada. Nossa maior prioridade é criar uma nação orgulhosa, próspera e livre. A América em breve será maior, mais forte. Eu retorno com confiança e otimismo que estamos no início de uma era de muito sucesso nacional”.
Veja outros destaques da fala de Trump:
- Diz que irá endurecer o cerco contra os imigrantes;
- Promete fazer uma restauração da América;
- Promete eliminar os cartéis liderados por organizações terroristas;
- Promete fazer dos Estados Unidos um país industrial;
- Promete que irá diminuir tarifas e impostos;
- Afirma que vai combater a inflação no país;
- Promete pôr fim à censura governamental.
A posse e o discurso de posse de Trump ocorreram na Rotunda do Capitólio, ou seja, do lado de dentro do prédio. A cerimônia aconteceu em um local fechado para proteger os apoiadores do republicano do frio, já que a capital norte-americana tem previsão de apenas -4º C como máxima e -13º C como mínima nesta segunda-feira.
Com a cerimônia de posse finalizada, o presidente participa de um tradicional almoço no Capitólio com líderes do Congresso. Depois, ao lado da primeira-dama, Melania Trump, seguirá pela Pennsylvania Avenue em um desfile até a Casa Branca, acompanhado por regimentos militares, bandas marciais escolares, carros alegóricos e grupos de cidadãos.
Trump toma posse como 47º presidente dos EUA
Video Player
Relação Brasil e EUA
Com a posse de Trump, a relação do Brasil com os EUA deve esfriar, na opinião de Leonardo Paz, professor de Relações Internacionais do Ibmec-RJ. Ele lembra que o Brasil, atualmente, é governado por uma administração de centro-esquerda, o que não é bem-visto pelo presidente norte-americano.
Além disso, o Brasil tem laços econômicos significativos com a China e é um grande exportador de imigrantes para os EUA.
“Diante desse cenário, é provável que a relação entre os dois países permaneça fria nos próximos dois anos. Não se espera uma grande interação em questões globais, como mudança climática ou combate à fome. O foco do presidente pode estar mais voltado para outras questões regionais como Venezuela e Cuba, enquanto o Brasil pode acabar sendo negligenciado nesse processo”, argumenta Paz.
Denilde Holzhacker, professora de Relações Internacionais da ESPM, diz acreditar que Brasil e Estados Unidos terão um relacionamento mais no nível técnico do que político, em função das divergências e visões muito distintas de Trump e do presidente Lula. No resto do mundo, se imagina também que esse vai ser o tom da política do magnata norte-americano.
“Para o Brasil, é ruim a saída e a diminuição do papel americano nas questões de mudanças climáticas em um ano em que o Brasil vai ter a COP 30 [Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025]. A participação americana seria importante para reforçar o avanço e uma situação de maior envolvimento dos países nessa agenda”, conclui a professora.
1 de 20
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, chega para um culto na Igreja de St. John no dia da posse de seu segundo mandato presidencial em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
2 de 20
O vice-presidente eleito dos EUA, JD Vance, e sua esposa Usha Vance chegam para um culto na Igreja de St. John no dia da posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
3 de 20
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, comparece a um culto na Igreja de St. John no dia da posse de seu segundo mandato presidencial em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
4 de 20
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua esposa, Melania Trump, chegam à igreja para missa antes da posse.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
5 de 20
Melania Trump usou traje sóbrio para missa antes da posse de Donald Trump.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
6 de 20
Supostos apoiadores que apareceram em foto usavam bonés da campanha de Trump com frases como “Faça a América boa de novo”
Foto: Reprodução/Fantástico
7 de 20
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e sua esposa Melania Trump se encontram com o presidente dos EUA, Joe Biden, e a primeira-dama Jill Biden no dia da posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025.
Foto: Reuters/Carlos Barria
8 de 20
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e sua esposa Melania Trump posam para uma foto com o presidente dos EUA, Joe Biden, e a primeira-dama Jill Biden no dia da posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
9 de 20
Posse de Trump nos EUA em fotos; acompanhe
Foto: REUTERS/Carlos Barria
10 de 20
Melania Trump e Jill Biden deixam Casa Branca
Foto: Reprodução/GloboNews
11 de 20
Convidados comparecem à posse presidencial de Donald Trump na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch/Pool
12 de 20
Biden e Trump chegam para a cerimônia de posse no Capitólio dos EUA
Foto: Reprodução/GloboNews
13 de 20
Pessoas tomam seus assentos na Rotunda antes da posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, no Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC. Donald Trump toma posse para seu segundo mandato como o 47º presidente dos Estados Unidos.
Foto: Andrew Harnik/Pool via REUTERS
14 de 20
Elon Musk chega antes da posse de Donald Trump como o 47º presidente dos Estados Unidos ocorre dentro da Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, D.C., segunda-feira, 20 de janeiro de 2025.
Foto: Kenny Holston/Pool via REUTERS
15 de 20
O cartão de lugar do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, é visto em uma mesa para o almoço no Salão de Estátuas do Capitólio dos EUA no dia da posse do segundo mandato presidencial do presidente eleito Donald Trump em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein
16 de 20
O ex-presidente George W. Bush, a ex-primeira-dama Laura Bush e o ex-presidente Barack Obama chegam para a posse de Donald Trump, enquanto o 47º presidente dos Estados Unidos acontece dentro da Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, segunda-feira, 20 de janeiro de 2025. É a 60ª posse presidencial dos EUA e a segunda posse não consecutiva de Trump como presidente dos EUA.
Foto: Kenny Holston/Pool via REUTERS
17 de 20
Participantes comemoram dentro da arena Capital One antes de um comício interno no dia da posse presidencial de Donald Trump, em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli
18 de 20
A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o presidente argentino Javier Milei contam uma piada ao chegarem para a posse presidencial de Donald Trump na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein IMAGENS TPX DO DIA
19 de 20
O cantor e compositor Lee Greenwood se apresenta durante a posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na Rotunda do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC.
Foto: Chip Somodevilla/Pool via REUTERS
20 de 20
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente eleito, Donald Trump, chegam antes da 60ª cerimônia de posse em 20 de janeiro de 2025, no Capitólio dos EUA em Washington, DC. Trump se torna o 47º presidente dos Estados Unidos em uma rara cerimônia de posse em ambiente fechado. O desfile também foi transferido para dentro da Capitol One Arena devido ao clima.
Foto: Melina Mara/Pool via REUTERS
Fonte: Redação Terra