Turbulência severa assusta passageiros e obriga avião a dar meia volta

Vídeo mostra o interior do avião que ia de Estocolmo para Miami, com objetos sendo arremessados devido à turbulência

15 nov 2024 - 14h56
(atualizado às 15h13)
Turbulência severa derrubou objetos dentro de avião que ia de Estocolmo para Miami
Turbulência severa derrubou objetos dentro de avião que ia de Estocolmo para Miami
Foto: Reprodução/X/@zamzam1925

Uma forte turbulência assustou passageiros de um voo da Scandinavian Airlines, que ia de Estocolmo, capital da Suécia, para Miami, nos Estados Unidos. O avião passava pelo Atlântico Norte nesta quinta-feira, 14, quando precisou dar meia volta devido à força da turbulência.

Não houve relatos de feridos graves, mas um vídeo feito por pessoas a bordo mostra objetos sendo arremessados. O comandante optou por retornar na região da Groenlândia para voltar à Europa e pousar em Copenhague, na Dinamarca.

Publicidade

Os passageiros gritaram enquanto seus pertences caíam durante a turbulência severa.

Um porta-voz da Scandinavian, conhecida como SAS, contou à emissora estadunidense NBC que todas as aeronaves que passam por turbulência severa devem ser inspecionadas após o pouso. Como a companhia não tem como fazer a inspeção em Miami, o avião precisou retornar para Estocolmo.

Os passageiros do voo 957 foram realocados para um novo voo com destino a Miami nesta sexta-feira, 15.

Na terça-feira, 12, onze pessoas ficaram feridas em um voo da Lufthansa que ia de Buenos Aires, na Argentina, a Frankfurt, na Alemanha. O motivo foi uma forte turbulência enquanto a aeronave passava sobre o Atlântico. O voo não foi desviado e os passageiros e tripulantes receberam atendimento no destino final.

Publicidade

Riscos de turbulência severa

A turbulência é a causa mais comum de incidentes com feridos na aviação comercial, de acordo com o Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA (NTSB). No entanto, as mortes decorrentes de turbulências são consideradas raras. Apenas três registros foram feitos de 1980 até 2009, e nenhuma morte foi registrada por esse motivo desde então.

A possibilidade de alguém se ferir durante a turbulência se dá, principalmente, quando a pessoa não está usando o cinto de segurança, por exemplo. Em 2023, uma pessoa morreu devido a uma turbulência severa em uma aeronave particular, nos Estados Unidos. O caso, no entanto, não se trata de uma linha aérea comercial.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações