A maioria dos trabalhadores de uma fábrica de baterias da joint venture da Ford Motor em Kentucky assinou cartões do sindicato, indicando seu apoio ao United Auto Workers (UAW), disse a entidade nesta quarta-feira.
A fábrica da Blue Oval SK é uma parceria entre a sul-coreana SK On e a Ford e é o mais recente campo de batalha relacionado a veículos elétricos para o sindicato, que busca aumentar seu número de membros.
O UAW investiu 40 milhões de dólares no início deste ano para organizar montadoras não sindicalizadas em todos os Estados Unidos, iniciativa que incluiu empresas como Tesla e Toyota.
O UAW disse que conquistou uma "supermaioria" dos trabalhadores da fábrica de baterias da Ford em Kentucky e que eles assinaram cartões sindicais indicando seu apoio, mas não especificou a porcentagem.
Representantes da Ford e da Blue Oval SK não responderam a pedidos de comentário.
Uma vitória do UAW significaria que o salário inicial dos trabalhadores aumentaria de 21 dólares por hora para 26,32 dólares, disse o sindicato, com potencial para ganhar mais de 42 dólares por hora após três anos, em linha com o contrato atual com a Ford.