Autoridades da Ucrânia em Kharkiv, no leste do país, anunciaram nesta quinta-feira (23) que ordenaram a evacuação de crianças com os seus pais ou responsáveis de diversas cidades e vilarejos ameaçados pelo avanço das tropas da Rússia.
"No total, 267 crianças tiveram que ser evacuadas de 16 assentamentos para locais seguros. A decisão foi tomada devido à intensificação dos bombardeios hostis", anunciou Oleg Synegubov, governador regional, nas redes sociais.
As forças ucranianas conseguiram reaver áreas da região de Kharkiv, que faz fronteira com a Rússia, em uma ofensiva no final de 2022, no entanto o exército de Moscou tem recuperado tais zonas nos últimos meses.
A evacuação dos menores da região ucraniana chega um dia após o presidente recém-empossado dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar sancionar a Rússia com novos impostos e taxas caso um acordo para encerrar o conflito contra a Ucrânia não seja fechado brevemente.
Se o cessar-fogo não acontecer, em 22 de fevereiro, o conflito no leste europeu completará seu terceiro ano, marcando a data em que as forças russas invadiram a Ucrânia. .