O poder Executivo da União Europeia autorizou nesta segunda-feira (20) a comercialização de farinha de larvas do besouro Tenebrio molitor no bloco, desde que o alimento tenha sido tratado com raios ultravioletas.
O regulamento ainda será publicado pela Comissão Europeia no Diário Oficial da UE e só entrará em vigor após 20 dias. De acordo com a nova medida, nos próximos cinco anos, apenas a empresa francesa Nutri Earth poderá comercializar o produto no bloco, a não ser que "outra companhia obtenha a autorização para realizar o mesmo ou receba o aval da Nutri Earth".
Na semana passada, a autorização causou polêmica no Parlamento Europeu com uma objeção apresentada pelos eurodeputados conservadores Alexander Bernhuber e Laurence Trochu, que, no entanto, foi rejeitada pela Comissão de Meio Ambiente, Alterações Climáticas e Energia (Enve).
Os chamados "novos alimentos" são definidos por Bruxelas como aqueles que não foram consumidos "de forma significativa" antes de maio de 1997, incluindo produtos de "novas fontes" e "novas substâncias utilizadas em produtos alimentares". .