UE aprova comercialização de farinha de larvas

Alimento feito a partir de besouro deverá passar por raios UV

20 jan 2025 - 11h17
(atualizado às 11h34)

O poder Executivo da União Europeia autorizou nesta segunda-feira (20) a comercialização de farinha de larvas do besouro Tenebrio molitor no bloco, desde que o alimento tenha sido tratado com raios ultravioletas.

Farinha de larvas do besouro Tenebrio molitor será aceita na alimentação na UE
Farinha de larvas do besouro Tenebrio molitor será aceita na alimentação na UE
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    O regulamento ainda será publicado pela Comissão Europeia no Diário Oficial da UE e só entrará em vigor após 20 dias. De acordo com a nova medida, nos próximos cinco anos, apenas a empresa francesa Nutri Earth poderá comercializar o produto no bloco, a não ser que "outra companhia obtenha a autorização para realizar o mesmo ou receba o aval da Nutri Earth".

Publicidade

    Na semana passada, a autorização causou polêmica no Parlamento Europeu com uma objeção apresentada pelos eurodeputados conservadores Alexander Bernhuber e Laurence Trochu, que, no entanto, foi rejeitada pela Comissão de Meio Ambiente, Alterações Climáticas e Energia (Enve).

    Os chamados "novos alimentos" são definidos por Bruxelas como aqueles que não foram consumidos "de forma significativa" antes de maio de 1997, incluindo produtos de "novas fontes" e "novas substâncias utilizadas em produtos alimentares". .

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se