UE e África do Sul se unem para reforçar energias renováveis

Campanha para mobilizar investimento foi lançada à margem do G20

18 nov 2024 - 09h16
(atualizado às 09h57)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, lançaram no último domingo (17), às vésperas da cúpula do G20, no Rio de Janeiro, a campanha global "Fortalecendo as energias renováveis na África".

Ursula von der Leyen está no Brasil para G20
Ursula von der Leyen está no Brasil para G20
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    A iniciativa tem como meta manter um impulso mais amplo rumo aos objetivos firmados durante a COP28 em Dubai, quando foi estabelecido o ambicioso plano de triplicar as energias renováveis e duplicar a eficiência energética em todo o mundo.

Publicidade

    A campanha visa mobilizar o investimento em energias renováveis na África, para explorar o seu enorme potencial. Com isso, a representante da UE convidará o G20 e outros líderes a unir forças em um novo Fórum Global de Transição Energética.

    Desta forma, serão reunidos governos, organizações internacionais e protagonistas financeiros para reforçar a implementação.

    "A jornada da África rumo à energia limpa está ganhando velocidade. Estamos orgulhosos de fazer parte dela. A Europa investiu maciçamente em projetos de energias renováveis na África com o Global Gateway", afirmou von der Leyen.

    Segundo Ramaphosa, "a África tem um enorme potencial e os recursos necessários para liderar uma revolução nas energias renováveis". "Uma introdução massiva de energias renováveis em todo o nosso continente permitiria que muitos países impulsionassem as suas economias para um caminho de desenvolvimento de energia limpa. Saudamos esta iniciativa que, se realizada de forma justa e inclusiva, poderá ter um enorme impacto na vida da população africana", concluiu ele. .

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações