A Comissão Europeia levará França, Alemanha, Hungria, Itália, Romênia e Reino Unido ao Tribunal de Justiça da União Europeia por não respeitarem os limites de qualidade do ar, informou o Executivo do bloco nesta quinta-feira.
A medida ocorre após uma cúpula em janeiro na qual a Comissão disse que endurecerá com países-membros que ainda estão descumprindo metas climáticas adotadas em 2005 e 2010.
França, Alemanha e Reino Unido serão levados à corte por não terem cumprido os limites de emissão de dióxido de nitrogênio (NO2), enquanto Hungria, Itália e Romênia não alcançaram os padrões exigidos de níveis de material particulado.
"A Comissão teve que concluir que, no caso dos seis Estados-membros, as medidas adicionais propostas não são suficientes para se cumprir os padrões de qualidade do ar o mais cedo possível", disse o comissário do Meio Ambiente da UE, Karmenu Vella, em uma coletiva de imprensa.
Espanha, Eslováquia e República Tcheca escaparam do tribunal prometendo medidas que lhes permitirão cumprir as regras de qualidade do ar do bloco, acrescentou Vella.