Um urso provocou um atraso generalizado em um dos maiores aeroportos do mundo, em Dubai, no último final de semana. O predador, que estava sendo transportando como um animal de estimação dos Emirados Árabes Unidos até o Iraque, escapou de sua jaula, no compartimento de carga do avião em que seria levado.
O caso aconteceu no último sábado, 5, no Aeroporto Internacional de Dubai. Funcionários da Iraqi Airways, companhia responsável pelo avião, afirmaram que o urso estava sendo transportado para Bagdá, a capital do Iraque, e o dono do animal não foi identificado.
A decolagem do voo já estava atrasada em uma hora quando o comandante da aeronave pediu que os passageiros desembarcassem pois o urso havia se soltado no compartimento de bagagens, provocando pânico nos passageiros, segundo relataram testemunhas ao jornal britânico The Guardian. As autoridades do aeroporto, então, acionaram especialistas para sedar e retirar o animal do avião.
Iraq's Prime Minister orders investigation into how a bear escaped from a crate in the cargo hold of an Iraqi Airways 737 at Dubai International Airport. pic.twitter.com/yoS4OWjsD5
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) August 7, 2023
O incidente gerou uma crise diplomática entre as duas nações, e o Primeiro-Ministro do Iraque determinou uma investigação sobre como o urso conseguiu se soltar dentro do avião. A companhia áerea alegou que o embarque do animal ocorreu dentro das determinações legais e os representantes do Aeroporto de Dubai se recusaram a comentar sobre o caso.