Todos os países-membros da União Europeia planejam iniciar vacinações contra a Covid-19 a partir de 27 de dezembro, disse o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, nesta quinta-feira.
"Na Alemanha começaremos, se a aprovação vier tal como planejada, em 27 de dezembro. Os outros países da UE querem poder começar e querem começar em 27 de dezembro", disse ele antes de uma reunião virtual com a chanceler alemã, Angela Merkel, e executivos da fabricante de vacinas BioNTech.
Como membro da UE, a Alemanha é praticamente obrigada a esperar a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovar uma vacina. A EMA deve fazer um anúncio no dia 21 de dezembro.
Na quarta-feira, uma autoridade de alto escalão do bloco disse que a UE pode dar sua aprovação final à vacina desenvolvida pela Pfizer e por sua parceira BioNTech no dia 23 de dezembro.
"O fato de que, nesta situação global extraordinária, uma vacina mRNA como esta está chegando ao mercado tão rápido é o resultado da conquista individual maravilhosa dos pesquisadores -- mas também de nossa abordagem", disse Merkel no evento online. "Acreditamos na ciência, apoiamos a ciência".