Veterano de guerra de 100 anos que arrecadou R$ 241 milhões para o serviço de saúde inglês morre de covid-19

Tom Moore havia se tornado um herói nacional no Reino Unido após completar 100 voltas em seu jardim com ajuda de seu andador para arrecadar dinheiro para o NHS (serviço de saúde pública) em meio à pandemia.

2 fev 2021 - 14h45
(atualizado às 14h46)
O ex-capitão do exército britânico ganhou o apelido carinhoso de Capitão Tom
O ex-capitão do exército britânico ganhou o apelido carinhoso de Capitão Tom
Foto: PA Media / BBC News Brasil

O capitão e cavaleiro britânico Tom Moore, um idoso de 100 anos que arrecadou quase 33 milhões de libras (R$ 241 milhões) para o NHS (serviço de saúde pública do Reino Unido), morreu no domingo (31/1) de covid-19, segundo informação confirmada nesta terça (2/2) por sua filha, Hannah Ingram-Moore.

Ela disse que ele estava sob tratamento por conta de uma pneumonia e, na última semana, foi diagnosticado com o novo coronavírus. Por conta do tratamento, ele não havia podido ser vacinado contra a covid-19.

Publicidade

Tom Moore se tornou um herói nacional no Reino Unido após prometer completar 100 voltas em seu jardim, em Marson Moretaine, no condado de Berfordshire, no leste da Inglaterra. antes de seu aniversário de 100 anos, em abril de 2020. Seu objetivo era arrecadar fundos para o NHS.

Imagens de Moore tentando completar o objetivo com muita determinação e ajuda de seu andador rodaram o mundo. Seu objetivo inicial era arrecadar cerca de mil libras para o serviço de saúde público e gratuito, mas acabou conseguindo levantar uma cifra multimilionária para sua causa.

Nesta terça, Moore recebeu homenagens da rainha Elizabeth 2ª - que o havia condecorado cavaleiro em cerimônia no ano passado - e do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

A monarca afirmou em comunicado que Moore "foi uma inspiração para todo o país e o mundo". Johnson disse que o capitão foi "um herói no sentido mais verdadeiro da palavra".

Publicidade

Veterano de guerra, Tom Moore decidiu arrecadar dinheiro para o NHS para o após ser tratado de um câncer de pele na cabeça e um quadril quebrado. Ele disse que recebeu um "cuidado médico extraordinário".

Obras de arte, incluindo este mural, foram feitas em homenagem ao Capitão Tom
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Em um comunicado, suas filhas, Ingram-Moore e Lucy Teixeira, disseram que ele morreu cercado pela família.

"Passamos horas conversando com ele, relembrando nossa infância e nossa mãe maravilhosa. Compartilhamos lágrimas e risadas", disseram elas.

"O último ano da vida de nosso pai foi nada menos do que extraordinário. Ele se sentiu rejuvenescido e teve experiências que havia apenas sonhado."

"Eles esteve no coração de muitas pessoas por um curto período de tempo, mas foi um pai e um avô incrível, e vai ficar em nossos corações para sempre."

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações