Vida deve ter prioridade sobre economia, diz Papa

Declaração foi dada durante visita à Letônia

24 set 2018 - 08h39
(atualizado às 08h48)

O papa Francisco afirmou nesta segunda-feira (24) que a "vida" deve ter prioridade em relação à "economia", durante sua visita a Riga, capital da Letônia, segunda etapa de seu giro pelos países bálticos.

Papa Francisco no Monumento da Liberdade, em Riga, capital da Letônia
Papa Francisco no Monumento da Liberdade, em Riga, capital da Letônia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Após ter discursado na Lituânia contra o totalitarismo, o líder da Igreja Católica voltou a abordar o tema da liberdade, pouco antes de visitar um monumento em homenagem aos mortos na Guerra de Independência da Letônia (1918-1920).

Publicidade

"Ao fim deste encontro, iremos ao Monumento da Liberdade, onde estarão presentes crianças, jovens e famílias. Estes nos lembram que a maternidade da Letônia encontra eco na capacidade de promover estratégias que sejam verdadeiramente eficazes e focadas nos rostos concretos dessas famílias, desses idosos, dessas crianças, mais do que no primado da economia sobre a vida", disse, em discurso a autoridades letãs.

Além disso, Francisco elogiou a capacidade do país de "criar oportunidades de trabalho" e ressaltou que o índice de desenvolvimento humano também se mede pelo "poder de crescer e se multiplicar".

"O desenvolvimento das comunidades não se mede unicamente pela capacidade de bens e recursos da qual se dispõe, mas pelo desejo que se existe de gerar vida e criar futuro", acrescentou. A visita acontece no marco dos 100 anos do início da Guerra de Independência da Letônia, país onde a maioria da população é cristã (25% de luteranos, 21% de católicos e 11% de ortodoxos).

O Papa se reuniu também com o presidente Raimonds Vejonis. Sua viagem aos países bálticos terminará nesta terça-feira (25), na Estônia.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações