Nesta sexta-feira, 24, chega mais um voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos no Brasil. Segundo confirmado pelo Itamaraty ao Terra, há 88 brasileiros no voo, que está previsto para pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Por mais que esse seja o primeiro voo do tipo após a posse do presidente Donald Trump, que tem tomado uma série de medidas anti-imigração, o voo não tem relação direta com sua eleição, explica a pasta.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a assessoria do Ministério das Relações Exteriores, o voo faz parte de um entendimento entre o governo do Brasil e dos Estados Unidos firmado em 2017. Desde então, voos com deportados de volta ao solo brasileiro acontecem com frequência. O primeiro do ano, por exemplo, aconteceu no dia 10, antes da eleição de Trump, com 114 brasileiros.
A assessoria complementou quem, nesse acordo, ficou combinado que um brasileiro detido nos Estados Unidos por razões migratórias, que não tem mais como recorrer no processo jurídico em questão, tem direito ao voo que o traz de volta ao Brasil.
A viagem é organizada pelo governo norte-americano e, por parte do Brasil, a logística fica a cargo da Polícia Federal. A reportagem tentou contato com a PF em busca de mais informações sobre o voo desta sexta, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.
Já a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, reivindicou a ação ao governo do republicano: “Os voos de deportação começaram. O presidente Trump está enviando uma mensagem forte e clara ao mundo inteiro: se você entrar ilegalmente nos Estados Unidos da América, enfrentará consequências severas”, escreveu, em publicação no X (antigo Twitter).