O voo que transportou o fundador do WiliLeaks, Julian Assange, que deixou o Reino Unido com direção às Ilhas Marianas do Norte, no Pacífico, nesta terça-feira, 25, foi o mais rastreado do mundo. Segundo o site de monitoramento aéreo FlightRadar 24, o voo VJT199 foi o mais monitorado pelos seus usuários nesta terça-feira, 25.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Assange deve se apresentar à Justiça norte-americana ao chegar nas Ilhas Marianas do Norte, território que pertence aos EUA, como parte de um acordo para a sua liberdade. O fundador do WikiLeaks foi solto da prisão de segurança máxima de Belmarsh, em Londres, no Reino Unido, na segunda-feira, 24, após cinco anos atrás das grades.
Ele aceitou se declarar culpado de uma acusação ligada à divulgação de milhares de documentos confidenciais do governo norte-americano, em troca de uma pena de 62 meses de prisão, exatamente o tempo que ele passou encarcerado no Reino Unido.
Com isso, após a aprovação do acordo por um juiz federal dos EUA, Assange poderá retornar de imediato à Austrália. A audiência em um tribunal nas Ilhas Marianas do Norte está prevista para quarta-feira, 26, e o voo custou US$ 500 mil (cerca de R$ 2,7 milhões), segundo Stella Assange, esposa do ativista.
"Estou simplesmente eufórica. É incrível, parece irreal que ele esteja livre", disse a advogada em uma entrevista à BBC, acrescentando que o acordo será divulgado ao público assim que estiver homologado.
Our most tracked flight today: Founder of @wikileaks , Julian Assange is en route to Saipan before returning to his native Australia. https://t.co/GfWkcGmbfv pic.twitter.com/1yIfiB3FAv
— Flightradar24 (@flightradar24) June 25, 2024