O centro financeiro asiático de Hong Kong e a província vizinha de Guangdong, no sul da China, cancelaram centenas de voos na sexta-feira, e os temores do poderoso tufão Saola forçaram algumas cidades a fechar empresas, escolas e mercados financeiros.
Com ventos de mais de 200 km/h, o tufão pode atingir a costa de Guangdong no final da sexta-feira ou no início do sábado e está entre os cinco mais fortes a atingir a populosa província desde 1949, alertaram as autoridades chinesas.
Todos os voos em Hong Kong entre 14h de sexta-feira e 10h de sábado foram cancelados, informou a Cathay Pacific, a principal companhia aérea da cidade.
Mais de 300 pessoas ficaram retidas no aeroporto devido ao cancelamento de cerca de 460 voos, informou a Autoridade Aeroportuária.
"É muito triste para mim, pois não poderei comparecer à cerimônia de juramento da minha filha", disse, chorosa, Ledenila Barizo, 54 anos, que deveria voar para as Filipinas, enquanto caminhava em frente ao balcão da companhia aérea.
O tempo se deteriorará rapidamente à medida que o tufão atingir a costa, informaram as autoridades meteorológicas de Hong Kong, com chances de tempestades de cerca de 3 metros acima da maré normal.
Os níveis máximos de água podem atingir um recorde, acrescentaram, com a possibilidade de a cidade elevar seu sinal de furacão para o nível mais alto, a partir do segundo nível mais alto, que está em vigor no momento.
As autoridades meteorológicas da China disseram que o Saola poderia atingir a costa entre as cidades de Huidong e Taishan. Hong Kong e Macau ficam no centro desse trecho.
"Podemos ver que o olho do tufão passará muito perto de Hong Kong", disse a funcionária de escritório Wai Yi, enquanto ela e o marido passeavam à beira-mar em uma parte oriental de Hong Kong, que fechou todas as escolas, embora sexta-feira fosse o primeiro dia de aula para muitos.
"Estou um pouco preocupada e espero que não cause muitas vítimas."
O Saola é um dos três ciclones tropicais que se formaram no noroeste do Oceano Pacífico e no Mar do Sul da China.
O segundo, Haikui, está se aproximando de Taiwan e deve atingir sua costa leste no domingo, antes de seguir para a província chinesa de Fujian, segundo as autoridades meteorológicas da ilha. O terceiro, Kirogi, o mais distante da terra, foi classificado como uma tempestade tropical.