Xi Jinping conversa com Trump por telefone sobre situação do TikTok nos EUA

Presidente chinês desejou sorte a Trump e afirmou que não vai comparecer à posse do novo líder dos EUA

17 jan 2025 - 18h25
(atualizado às 20h20)
Donald Trump  e Xi Jinping
Donald Trump e Xi Jinping
Foto: DW / Deutsche Welle

Os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, conversaram por telefone nesta sexta-feira, 17, após o líder chinês confirmar que não vai comparecer à posse de Trump na segunda-feira, 20. Entre os assuntos, o TikTok foi tema de discussão - a rede social está a um passo de ser banida nos EUA após uma lei assinada por Joe Biden no ano passado.

"Acabei de falar com o presidente Xi Jinping da China. A ligação foi muito boa para a China e os EUA. Minha expectativa é que vamos resolver muitos problemas juntos, começando imediatamente. Discutimos o equilíbrio do comércio, Fentanil, TikTok e muitos outros assuntos. O presidente Xi e eu faremos todo o possível para tornar o mundo mais pacífico e seguro", afirmou Trump em sua rede social, a Truth.

Publicidade

Embora não tenha dado detalhes sobre a conversa, Trump pode ter sugerido algum tipo de ajuda para "salvar" o TikTok no país, em um movimento contrário à sua própria atitude em sua primeira passagem pelo governo dos EUA, quando esteve empenhado em banir o app.

Na última semana, porém, o presidente eleito dos EUA pediu para que a Suprema Corte revisasse o processo para estender o prazo estabelecido para a compra da operação americana da rede social. Uma audiência nesta sexta-feira reforçou o prazo de 19 de janeiro para que o TikTok mude de dono ou seja banido do país.

De acordo com o jornal americano Washington Post, Trump estaria estudando assinar uma ordem executiva logo que assumisse o cargo, suspendendo a lei - e o banimento - por até 90 dias. Ainda assim, não se sabe se seria possível evitar a saída do app dos EUA.

Em outro esforço de demonstrar a posição contrária à lei assinada por Biden, Trump convidou Shou Zi Chew, CEO da ByteDance, dona do TikTok, para comparecer à sua posse como convidado de honra na próxima segunda-feira.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se