Zelensky agradece a Meloni por apoio da Itália

Líderes conversaram à margem do Conselho Europeu em Bruxelas

9 fev 2023 - 13h44
(atualizado às 13h50)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, teve nesta quinta-feira (9) uma conversa a sós com a premiê da Itália, Giorgia Meloni, e expressou gratidão pelo apoio de Roma a Kiev na guerra contra a Rússia.

Zelensky e Meloni conversam à margem do Conselho Europeu, em Bruxelas
Zelensky e Meloni conversam à margem do Conselho Europeu, em Bruxelas
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo fontes, Zelensky pediu para falar com Meloni após uma reunião com um grupo de líderes europeus em Bruxelas. Ao longo da conversa, a premiê também reafirmou o apoio italiano à Ucrânia no conflito.

Publicidade

Inicialmente, estava prevista uma série de reuniões bilaterais de Zelensky com governantes dos países da União Europeia, incluindo Meloni, mas depois a agenda foi alterada para encontros em grupo devido ao tempo escasso.

O presidente da Ucrânia viajou a Bruxelas para participar de uma cúpula do Conselho Europeu, órgão que congrega os chefes de governo da UE, mas fez antes uma inesperada escala em Paris para se encontrar com o presidente da França, Emmanuel Macron, e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.

A reunião trilateral ocorreu na noite da última quarta-feira (8) e provocou incômodo em Meloni, que chamou o convite repentino de Macron de "inoportuno". "Acredito que nossa força nesse caso seja a união", disse a primeira-ministra na manhã desta quinta.

Questionado sobre a declaração de Meloni, Macron rebateu que "Alemanha e França têm um papel especial" na questão ucraniana "há oito anos". "Acredito que estávamos em nossos papéis", ressaltou.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se