"Não buscamos palco nem holofotes", disse o novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, ao tomar posse no cargo. Ele disse ainda em discurso que o Ministério Público é "corresponsável" pela preservação da democracia no país.
Gonet deixou claro que, na sua visão, a PGR não busca palco nem holofotes. "Temos um passado a resgatar, um presente a nos dedicar e um futuro a preparar. O Ministério Público vive um momento crucial na cronologia da nossa República democrática. O instante é de reviver na instituição os altos valores constitucionais que inspiraram a sua concepção única na história e no direito comparado", afirmou Gonet.
Paulo Gonet falou da necessidade de "resgatar" o papel da instituição, que, segundo ele, não é o de formular políticas públicas, mas de garantir que os poderes eleitos efetivem essas políticas.
"O Constituinte de 1988 nos situou como corresponsáveis pela preservação e fomento dos direitos fundamentais individuais e coletivos, dos direitos sociais, das liberdades públicas, da peleja em prol da igualdade e do progresso econômico ecologicamente sustentado. Somos corresponsáveis pela preservação da democracia", disse Gonet.
Gonet foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), passou por sabatina no Senado e foi aprovado no plenário da Casa na semana passada. A indicação dele teve apoio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.
A semana já começa com muito trabalho. Agora pela manhã, estarei na posse do novo Procurador Geral da República, Paulo Gonet, e depois embarco para o Amapá, onde participo da entrega de mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida e do anúncio de medidas para justiça no…
— Lula (@LulaOficial) December 18, 2023