O Canal de Itapuã, localizado em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou mais um incidente de encalhe de navio devido ao assoreamento do canal de navegação, um problema agravado pelos eventos climáticos que afetaram o Rio Grande do Sul. O navio envolvido, o Eva Shangai, um graneleiro de 199,9 metros de comprimento e 32,26 metros de largura, está encalhado desde quinta-feira (7), conforme informações da plataforma Marine Traffic.
O Eva Shangai, que navega sob a bandeira do Panamá, havia partido de Rio Grande, no Litoral Sul gaúcho, com destino a Porto Alegre. O incidente segue o ocorrido na semana anterior, quando o navio graneleiro Mount Taranaki, registrado em Hong Kong, também encalhou na mesma região, sendo posteriormente rebocado e liberado.
Durante o Fórum Oportunidades da Economia Segundo o Plano Rio Grande, realizado pela Rede Pampa em Porto Alegre, a questão da dragagem do Guaíba foi discutida. A secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, destacou que os trabalhos de batimetria já estão em andamento para permitir a realização da dragagem e melhorar as condições de navegação. Além disso, o presidente da Fiergs, Cláudio Bier, sugeriu que a manutenção dos canais de navegação seja gerida pela iniciativa privada, como forma de garantir mais eficiência nas obras.