Nova onda de calor intenso: veja quais estados afetados

Até ontem, a previsão indicava temperaturas acima da média em oito estados; em novo estudo divulgado hoje (12), as máximas deverão atingir dez unidades da Federação mais o Distrito Federal

12 dez 2023 - 12h25
(atualizado às 12h37)

Uma nova onda de calor vai chegar ao Brasil a partir de quinta-feira (14) e pode perdurar até o dia 20. De acordo com o site Climatempo, as temperaturas deverão ficar de 3 a 5º C mais quentes do que o padrão para esta época do ano em grande parte do país.

Na área em vermelho a onda de calor aponta mais de 5°C acima da média; a área em laranja indica dias de 3 a 5°C mais quentes
Na área em vermelho a onda de calor aponta mais de 5°C acima da média; a área em laranja indica dias de 3 a 5°C mais quentes
Foto: Reprodução/Climatempo / Perfil Brasil

Partes dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além do Distrito Federal, são as áreas que aparecem em vermelho na projeção do Climatempo.

Publicidade

Nessa grande área vermelha, a onda de calor indica mais de 5º C acima da média, com tendência a ter mais dias consecutivos com temperaturas acima do normal.

Por outro lado, a área em laranja inclui todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de partes do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amazonas, Roraima e Mato Grosso.

Essa área laranja terá temperaturas entre 3 a 5º C mais quentes durante estes próximos dias, mas o calor não irá durar por tanto tempo quanto nas áreas em vermelho.

Ainda segundo a empresa de meteorologia, o período de "calor intenso" terá uma duração menor do que as anteriores que o Brasil viveu nos meses de setembro e novembro.

Publicidade

A partir da segunda metade de dezembro uma massa de ar quente deixará as temperaturas "acima dos padrões" desta época do ano no Centro-Sul do Brasil, segundo previsão da site MetSul: os termômetros podem registrar 40°C.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações