O radar meteorológico contratado pelo governo do Rio Grande do Sul para prevenir desastres naturais começou a operar no início de agosto, captando dados a partir de sua instalação no Morro da Polícia, na Zona Leste de Porto Alegre. A iniciativa faz parte de um esforço para monitorar o clima na capital e nos municípios da Região Metropolitana, após um contrato assinado no final do ano passado, que prevê cinco anos de serviço. O investimento total do Estado foi de R$ 25,94 milhões.
Originalmente, a instalação estava prevista para o Morro São João, em Montenegro, mas problemas de acesso ao local levaram a Climatempo e a Defesa Civil a optarem pelo Morro da Polícia como local temporário. Montenegro ainda é uma opção futura, conforme estudos indicam um melhor aproveitamento da tecnologia nesse local.
O radar, importado da República Tcheca, oferece informações precisas de nowcasting, aumentando a capacidade de prever eventos climáticos extremos, como chuvas intensas, ventos fortes, granizo, tornados e microexplosões. As previsões são feitas com antecedência de até 12 horas ou menos de uma hora antes do fenômeno.
A Defesa Civil analisará os dados gerados para emitir alertas quando houver riscos à população. A intenção é apoiar a gestão de riscos e desastres em áreas vulneráveis, especialmente em regiões de maior densidade populacional, como Porto Alegre e a Região Metropolitana, que têm histórico de desastres climáticos.
Segundo o coronel Luciano Chaves Boeira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, o radar representa um grande avanço para a prevenção de desastres, reforçando as medidas de preparação para proteger a população.
Os alertas serão enviados tanto à população quanto aos gestores municipais, permitindo a adoção de medidas preventivas estabelecidas nos Planos de Contingência locais. Para receber os avisos da Defesa Civil Estadual, os cidadãos podem se cadastrar gratuitamente enviando uma mensagem com o CEP para o número 40199.