A cantora Preta Gil usou suas redes sociais para tranquilizar seus fãs após receber alta nesta segunda-feira (10). "Já estou em casa e vou me recuperar. [...] em breve vou estar firme e forte", disse em um vídeo. Preta foi internada no último final de semana com uma infecção no rim direito chamada pielonefrite.
A pielonefrite é uma doença inflamatória infecciosa dos rins. Geralmente, começa no trato urinário inferior (uretra e bexiga). De acordo com um artigo publicado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, quando não tratada adequadamente, a infecção "sobe" e afeta um ou ambos os rins. Isso pode torná-la crônica e comprometer o funcionamento renal.
"Eu fui diagnosticada com uma pielonefrite, que é uma infecção no rim - no meu caso, no rim direito - na semana passada, na terça-feira, 4. Tive uma dor muito forte do lado direito e, naquele momento, associei a uma dor muscular. Achei que era uma coisa muscular, não entendi que podia ser um problema no rim", explicou.
Principais sintomas e causas
A princípio, a infecção pode se restringir à uretra e à bexiga. Nesse caso, surgem dor pélvica, aumento da vontade de urinar, dor ao urinar e urina com odor desagradável, escura ou com sangue. Quando a bactéria infecta os ureteres (pequenos canais que levam a urina dos rins até a bexiga para ser eliminada) e os rins, os sintomas incluem dor nas costas, náuseas, vômitos e febre.
Ainda de acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, por uma questão anatômica, as mulheres têm mais casos de pielonefrite do que os homens. Isso se deve à uretra feminina, que além de ser mais curta que a masculina, tem a abertura próxima ao ânus. Assim, essa proximidade facilita a entrada de microrganismos no trato urinário.
Preta realiza tratamento em casa
Em geral, o tratamento padrão da pielonefrite consiste no uso de antibióticos por via oral por, no mínimo, sete dias. De acordo com as características e a gravidade da infecção, pode ser necessário introduzir a medicação por via endovenosa por até 21 dias. Embora os sintomas costumem desaparecer em pouco tempo, é fundamental obedecer ao esquema prescrito até o fim. Isso evita a recorrência das infecções ou que as bactérias se tornem resistentes aos antibióticos indicados.
"Tive que colocar um duplo J, que é um cateter no ureter, para que a gente pudesse desobstruir uma fibrose que eu tenho no ureter do lado direito. Isso gerou muita dor, gerou infecção, gerou febre e uma internação de quatro dias. Mas eu já estou em casa, já coloquei o duplo J, e agora vou me recuperar em casa com antibiótico oral e repouso", contou.
No final de seu vídeo, Preta, que afirmou ter sido "mais um susto", deu orientações a seus fãs: "bebam muita água, se cuidem, escutem o corpo de vocês".
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini