O sobe e desce da moeda americana e a expectativa sobre a decisão do Fed. É hora de comprar dólar?

8 mar 2017 - 13h15
(atualizado às 14h03)

O discurso da presidente do Federal Reserve (o Banco Central dos EUA), Janet Yellen, indicou mais uma vez que os juros nos EUA devem subir até o final do mês se os indicadores de inflação e emprego continuarem positivos.

Foto: DINO

Com juros mais altos, a economia americana deveria se tornar mais atraente para o investidor, ocasionando uma fuga de dólar dos países emergentes. Mas o que se viu na sexta-feira foi uma reação positiva das moedas locais ao discurso de Yellen. Aqui no Brasil, o dólar caiu mais de 1% e fechou o dia em R$ 3,11, depois de uma alta de quase 2% no dia anterior.

Publicidade

A MOEDA AMERICANA VAI CONTINUAR CAINDO? É HORA DE COMPRAR DÓLAR?

Quando o assunto é câmbio, as coisas funcionam de forma muito dinâmica. Está cada vez mais difícil fazer previsões. Na opinião de Felipe Miranda , estrategista-chefe da consultoria de investimentos Empiricus Research e responsável pelos relatórios Palavra do Estrategista e Carteira Empiricus , o real tem força para se manter valorizado por mais um tempo. Isso porque a entrada de dólares é favorecida por uma taxa de juros ainda muito elevada e por uma economia que vem se ajustando aos poucos.

"A boa notícia é que não precisamos fazer previsões para decidir se compramos ou não a moeda estrangeira. Sempre fará sentido ter um pouco de dólar na carteira de investimentos", afirma Miranda. "O dólar age com um seguro para a carteira. Caso o cenário fique desfavorável e a aversão ao risco aumente, o valor da moeda americana sobe, equilibrando todo o portfólio", explica.

Leia mais: A queda do dólar: é hora de comprar?

Publicidade

QUANTO DEVO APLICAR EM DÓLAR?

O estrategista orienta que a alocação média da carteira em dólar deve ficar entre entre 5% e 7% do portfólio de investimentos. "Na maior parte do tempo, a alocação em dólar deve obedecer simplesmente ao princípio de diversificação financeira, bem como a eventuais necessidades ligadas a viagens e ao custeio de uma educação internacional para os filhos, por exemplo", diz Miranda.

Para os interessados, é possível investir na moeda americana por meio de um Fundo Cambial; diretamente em papel-moeda; ações de empresas exportadoras ou por uma conta nos Estados Unidos. Em um relatório exclusivo e gratuito, que contém a cotação do dólar hoje e o que esperar da moeda nos próximos meses , a Empiricus explica cada uma das modalidades.

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações