Onça-parda morre após ser atropelada em rodovia no norte do Rio Grande do Sul

A onça-parda, também conhecida como suçuarana, é o segundo maior felino das Américas

26 jan 2025 - 19h55

Neste domingo (26), uma onça-parda foi encontrada morta após ser atropelada na RS-126, no interior do município de Ibiaçá, no norte do Rio Grande do Sul. O felino, um macho com cerca de 50 quilos, foi localizado nas proximidades do Km 98 da rodovia, e os indícios apontam que o atropelamento tenha ocorrido na noite anterior, conforme análise dos policiais do Batalhão Ambiental da Brigada Militar.

Foto: BABM / Divulgação / Porto Alegre 24 horas

A onça-parda, também conhecida como suçuarana, é o segundo maior felino das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada em tamanho. Os exemplares da espécie Puma concolor podem atingir até 2,4 metros de comprimento, incluindo a cauda, e desempenham um papel fundamental no equilíbrio ecológico do bioma Pampa. Como predadores de topo na cadeia alimentar, são controladores naturais de pragas.

Publicidade

Apesar de seu papel ambiental crucial, a onça-parda enfrenta risco de extinção devido à destruição de habitats, caça e atropelamentos, como o ocorrido em Ibiaçá. O norte e o noroeste do Rio Grande do Sul ainda abrigam populações desse felino, embora os avistamentos sejam cada vez mais raros.

As autoridades reforçam que, em casos de atropelamento de fauna, os motoristas devem acionar o Batalhão Ambiental da Brigada Militar, pelo telefone 190, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. Essas equipes estão capacitadas para prestar suporte, seja para cuidar do animal em caso de sobrevivência, seja para recolher o corpo com a devida cautela e respeito às normas ambientais.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se