O inverno vivenciado por algumas regiões brasileiras chegará ao fim com uma intensa onda de calor. Algumas cidades devem voltar a registrar recordes de temperatura. As frentes frias, comuns para o período, não chegarão por conta de um bloqueio atmosférico.
As máximas esperadas devem ultrapassar os 40ºC em muitos locais, podendo chegar até 43ºC.
A expectativa de dias ensolarados e de calor persistente vale para regiões como o interior de Santa Catarina, o estado do Paraná, grande parte da Região Sudeste, o Centro-Oeste, o interior do Nordeste e em estados como Rondônia e Tocantins.
Apesar de o calor ser mais intenso no Sul do país, as temperaturas também devem subir consideravelmente no Sudeste e no Centro-Oeste. A exceção será o Rio Grande do Sul, que deve receber mais chuvas nos próximos dias.
O ápice da onda de calor deve acontecer no próximo fim de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro, segundo informações do portal Climatempo. Este período marca a transição do inverno para a primavera, que começa de fato no sábado (23). Entre as capitais, as maiores temperaturas devem ocorrer em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Regiões
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao longo da semana, o Sul terá acumulados de chuva significativos, inferiores a 50 mm, em áreas entre o centro e o leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nas demais áreas, podem ocorrer baixos acumulados, menores que 15 mm.
No Sudeste e no Centro-Oeste, o tempo deve estar quente e seco em praticamente toda a semana.
Já no Nordeste, o Inmet prevê variação de nebulosidade e chuvas passageiras em toda a faixa litorânea, mas, principalmente, no litoral pernambucano e paraibano. Nas demais áreas, a previsão é de tempo quente e com baixa umidade.
O Norte deve ter acumulados de chuva maiores que 70 mm em Roraima e no oeste do Amazonas. A previsão é de pouca precipitação no Acre, Rondônia e em áreas centrais de Roraima. Nas demais áreas, não há previsão de chuva.