O gaúcho "Beri de Gramado" foi reconhecido pela ONU por seu trabalho humanitário de longa data. Voluntário incansável, Beri tem se dedicado há anos a ajudar comunidades em situação de vulnerabilidade. Ele ganhou destaque com suas ações durante a pandemia de covid-19, mas seu trabalho de maior destaque veio agora em 2024 durante as enchentes que assolaram o RS. A honraria foi entregue em 11 de dezembro, na Câmara Municipal de São Paulo, mas ele decidiu compartilhar a notícia somente no dia 31 de dezembro.
"Quando se faz ajuda humanitária, não é algo que se faz esperando algo em troca. Então, receber um reconhecimento desses é algo emocionante, ainda mais vindo da ONU", afirmou Beri em conversa ao Porto Alegre 24 Horas.
Beri revelou ainda que segue trabalhando para ajudar as pessoas mais atingidas pelas enchentes e chama atenção de que muita gente ainda está com dificuldades de retornar à normalidade. Ele comenta que a Região Metropolitana é uma das que mais têm pessoas necessitadas, além da Região dos Vales.
Beri já vinha sendo monitorado pela ONU desde a época da pandemia de covid-19, quando intensificou suas ações solidárias. Sobre sua motivação, ele declarou: "Onde for para fazer o bem, eu estou dentro". Agora, como membro reconhecido pela ONU, ele reforça seu compromisso com a causa e continua empenhado em transformar vidas por meio da solidariedade. Com a homenagem, Beri espera inspirar mais pessoas a se engajarem em iniciativas de ajuda humanitária, levando esperança e suporte para aqueles que mais precisam.