Ônibus elétrico chinês entra em operação em Porto Alegre

Veículo passa a integrar a frota em teste por no mínimo 30 dias na linha 520.3

26 set 2024 - 20h12

Nesta segunda-feira, 30, entrará em operação com passageiros um novo modelo de ônibus 100% elétrico em Porto Alegre. O veículo do modelo Ankai OE-12 | Urbano - que circulou sem passageiros nesta quinta-feira, 26 - passa a integrar a frota em teste por no mínimo 30 dias na linha 520.3 - Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora. A montadora chinesa de ônibus atende ao chamamento público, publicado em julho de 2023 pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), para testar os fabricantes interessados em apresentar suas tecnologias.

Foto: Divulgação / EPTC/ PMPA / Porto Alegre 24 horas

O ônibus elétrico será responsável por 20 viagens - dez por sentido - que serão oferecidas em tabela extra, e vai percorrer em média 220 quilômetros por dia, o que poderá ser ampliado conforme a autonomia apresentada pelo carro nos testes. As viagens da linha 520.3 têm duração de 45 a 50 minutos. A cada volta completa, o ônibus percorre cerca de 21 quilômetros de itinerário.

Publicidade

Além dos custos operacional e de manutenção mais baixos a longo prazo, os ônibus elétricos possuem um ciclo de vida sustentável com alta eficiência energética, pois não emitem gases poluentes resultantes da queima de combustíveis fósseis nocivos à saúde ou ao meio ambiente.

Ficha técnica

O modelo OE-12 | Urbano da fabricante chinesa Ankai tem 12 metros de comprimento, capacidade para até 70 passageiros, com 32 assentos, e estrutura monobloco em aço com manganês, o que resulta em um veículo cerca de 2 toneladas mais leve e resistente que os demais. O piso baixo tipo Low Entry, com três portas, proporciona melhor conforto e acessibilidade. A autonomia é de até 280 quilômetros rodados com ar condicionado ligado.

As baterias são produzidas pela CATL, em íon-lítio, com 338 kWh (quilowatt/hora) de capacidade e tempo de recarga de duas horas, e estão instaladas em locais isolados do compartimento de passageiros, como nas laterais ou no teto.

Publicidade

*Com a informação PMPA

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações