Pai e filho são presos em flagrante durante ação de combate ao furto de energia da CEEE Grupo Equatorial em Viamão

Duas pessoas foram presas pela Polícia Civil por furto de energia. Ligação clandestina foi identificada durante ação de combate ao furto de energia em Viamão

10 set 2024 - 14h47

A CEEE Equatorial realizou uma nova ação de fiscalização e combate ao furto de energia na manhã desta segunda-feira (9), em Viamão. Durante a verificação, a equipe técnica identificou a ligação clandestina em um comércio de venda de alimentos congelados localizado no bairro Tarumã.

Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas

A Polícia Civil foi acionada e duas pessoas (pai e filho) foram presas em flagrante. O trabalho é feito em parceria por se tratar de um crime tipificado no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Publicidade

Segundo o Executivo de Recuperação de Energia da CEEE Equatorial, Sidney ngelo Simões da Costa, o local não tinha medidor e a ligação clandestina foi feita diretamente na rede, representando, além do furto de energia, risco de acidente.

Furto de Energia

O combate ao furto de energia é priorizado pela Distribuidora, que realizou mais de 500 mil inspeções desde julho de 2021, quando o Grupo Equatorial Energia assumiu a gestão da companhia.

Além do prejuízo financeiro, o furto de energia afeta a sociedade gaúcha na perda da arrecadação de impostos, o que poderia ser revertido em investimentos na educação, saúde, segurança e infraestrutura. Na economia, gera uma concorrência desleal. "Sem contar que isso provoca um aumento na tarifa, uma vez que todos acabam pagando pelos fraudadores", pontua Sidney.

Publicidade

As ações de combate ao furto ocorrem rotineiramente em parceria com as forças de segurança. A iniciativa é realizada em unidades industriais, comerciais e residenciais dentro da área de concessão da companhia. Desde 2022, foram efetuadas 149 prisões e 264 inspeções.

Com a informação CEEE Equatorial.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações