Pesquisa Ipec: avaliação positiva do governo Lula sobe de 33% para 37%

A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. O levantamento ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 129 municípios, entre os dias 4 e 8 de julho

11 jul 2024 - 09h44

A avaliação positiva do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu para 37%. Na pesquisa anterior, feita em março deste ano, o número alcançado foi de 33%.

Pesquisa Ipec revelou melhora no índice de aprovação do governo Lula
Pesquisa Ipec revelou melhora no índice de aprovação do governo Lula
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil / Perfil Brasil

O levantamento do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) foi divulgado nesta quinta-feira (11). Por outro lado, quem julga a gestão do petista como negativa oscilou minimamente para baixo dentro da margem de erro: de 32% para 31%.

Publicidade

A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. O Ipec entrevistou 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 129 municípios, entre os dias 4 e 8 de julho.

Números da pesquisa sobre o governo Lula:

  • Ótima/boa: 37%;
  • Ruim/péssima: 31%;
  • Regular: 31%;
  • Não sabe/não respondeu: 2%.

Vale ressaltar que a avaliação positiva significa a soma de quem considera a gestão federal como ótima ou boa; já a avaliação negativa significa a soma dos indicadores de ruim ou péssimo.

De acordo com o instituto, o resultado final revela uma melhora na avaliação do governo Lula no terceiro mandato. Na pesquisa anterior, em março deste ano, as avaliações positiva e negativa apresentavam empate técnico. Neste levantamento de julho, a diferença se descolou do empate e subiu para 6 pontos (37% contra 31%).

Nordeste e religião

Ainda segundo o Ipec, a subida da avaliação positiva mais significativa foi detectada entre os moradores da região Nordeste,  que passou de 43% para 53%, e entre quem possui renda familiar mensal de até 1 salário mínimo, de 39% para 48%. O Nordeste representa 27% do eleitorado do Brasil.

Publicidade

Lula vai bem entre os católicos: 44% avaliam a gestão como boa e ótima. Entre os evangélicos, por outro lado, 39% julgam a gestão do petista como ruim e péssima.

Dos que declararam ter votado em Lula em 2022, 66% avaliaram como boa e ótima a atual gestão. Quem declara ter votado em Jair Bolsonaro na eleição de 2022, 61% julgam ruim e péssima a administração do presidente.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações