População poderá escolher os locais das hortas comunitárias em Porto Alegre; saiba como

O objetivo do projeto é reproduzir as premissas do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, priorizando a produção orgânica e fortalecendo a segurança alimentar e nutricional, além de estimular a consciência ambiental com foco na agroecologia

19 set 2024 - 20h05
(atualizado às 20h59)

A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), iniciou, nesta quinta-feira (19) a implementação de 68 hortas comunitárias distribuídas nas 17 regiões do Orçamento Participativo (OP). A iniciativa é uma parceria estabelecida com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Ecos - Espaço, Cidadania e Oportunidades Sociais. O primeiro plantio do projeto ocorreu em um novo espaço da Horta Comunitária Lomba do Pinheiro.

Foto: Julio Ferreira / PMPA / Porto Alegre 24 horas

A comunidade poderá participar do processo de escolha dos demais locais da implementação e também da manutenção das hortas, por meio do OP ou do Fórum de Agricultura Urbana e Periurbana de Porto Alegre (Faupoa). Para saber mais, basta entrar em contato com a subprefeitura da sua região. Veja aqui os endereços e contatos.

Publicidade

A horta na Lomba do Pinheiro foi concluída conforme o plano de trabalho, que prevê o cultivo no sistema agroflorestal em uma área de 60m², com duas linhas de árvores nativas e frutíferas, duas linhas de hortaliças, duas linhas de espécies para produção de biomassa e uma linha de roça. Após o plantio, os canteiros receberam uma cobertura de material vegetal para a proteção do solo.

O objetivo do projeto é reproduzir as premissas do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, priorizando a produção orgânica e fortalecendo a segurança alimentar e nutricional, além de estimular a consciência ambiental com foco na agroecologia.

*Com a informação PMPA

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações