Porto Alegre estabelece normas para formação de Bombeiro Civil

Regulamentação prevê carga horária e conteúdos obrigatórios para capacitação

18 dez 2024 - 15h02

Foi aprovado no último dia 16, na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto que determina os requisitos para a formação de Bombeiros Civis no município. A iniciativa do vereador Airto Ferronato (PSB) busca organizar e qualificar a categoria para atender à crescente demanda.

Foto: Imagem Ilustrativa / Ederson Nunes/CMPA / Porto Alegre 24 horas

O curso deverá ter de 306 a 573 horas de aulas, dependendo da complexidade de cada classe (I, II e III). Os alunos devem ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo. As disciplinas incluirão análise de riscos, primeiros socorros, emergências pré-hospitalares, salvamento técnico, atendimento em áreas públicas e transporte de materiais perigosos.

Publicidade

De acordo com Ferronato, a regulamentação é necessária para garantir a formação adequada dos bombeiros civis, permitindo que eles atuem com competência e segurança. "Essa medida assegura que os profissionais estejam preparados para lidar com situações críticas de forma eficaz", destacou o vereador.

A proposta atende à demanda por regulamentação da profissão de bombeiro civil, fortalecendo a segurança pública e a qualidade dos serviços prestados.

Com a informação CMPA.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações